Medidor de temperatura para forno

Termopar em porcelana(cerâmica), carbeto ou em aço inox? Essa é uma dos questionamentos mais frequentes no momento da escolha de um sensor para medir elevadas temperaturas e que não estragem com facilidade.

Tempo de leitura: 07 minutos

O Termopar em tubo de aço inox

Os termopares em tubos de aço inox são os mais utilizados no mundo da termometria para proteger o elemento transdutor, proteção essa que pode sair da temperatura ambiente a temperaturas de até 1300ºC. A seguir, veremos de forma prática a situação de onde usar cada tubo(inox 304,316L e 310) um em função de suas propriedades térmicas:

  • Termopar em tubo inox 304: até 870ºC em uso intermitente e 925ºC em uso contínuo;
  • Termopar em tubo inox 316: semelhante ao inox 304, duração maior pela adição de Molibdênio;
  • Termopar em tubo inox 310: até 1150ºC.

Para os casos onde existe um sufixo “L” nos aços, isso significa apenas a mudança de teor de carbono no aço em questão.

O Termopar em tubo porcelana ou carbeto

Os termopares em tubos de porcelana são mais utilizados onde se preza redução na quantidade de manutenção corretiva de instrumentos de medição em condições de altíssimas temperaturas. No caso dos tubos em carbeto de silicio, esse quantidade de manutenção de equipamento ainda é menor por suportar choque mecânico ao contrário dos tubos em porcelana. O tubos de proteção mais comuns para altíssimas temperaturas e de grande duração são: Alumina, 610, 710i, 70%Carbeto. A recomendação de uso para cada tubo de proteção vem a seguir:

  • Termopar em tubo Mulita (610): até 1200ºC, intolerante a choque mecânico;
  • Termopar em tubo Alumina (710): até 1200ºC, intolerante a choque mecânico;
  • Termopar em tubo Carbeto de Silício: até 1450ºC, tolerante a choque mecânico.

Principal Vantagem Da Porcelana Frente Inox

A vantagem principal dos tubos de porcelana e carbeto é a sua tolerância a altíssimas temperaturas e a não ocorrência de oxidação do material ao longo do tempo, ao contrário dos tubos em aço inox que estragam rapidamente devido ao efeito de oxido redução do material. Só que em termos de investimento financeiro, os termopares em tubo de aço inox costumam ser mais baratos. mais.

Descubra Tudo Sobre Soluções Industriais!
Baixe agora o nosso e-book exclusivo e fique por dentro das melhores práticas e tecnologias para otimizar seus processos.🚀

Não perca a chance de transformar o desempenho da sua indústria!